Sobre o DCC

Apresentação

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) é atualmente um dos três departamentos do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O antigo Instituto de Matemática (IM) da UFBA foi institucionalizado pelo Decreto n. 62.241 de 8 de fevereiro de 1968, com estrutura composta por 4 departamentos: Matemática Geral, Matemática Aplicada, Matemática Pura e Processamento de Dados. Em outubro de 1975, os departamentos do Instituto de Matemática foram reestruturados, passando à organização que temos atualmente: Departamento de Matemática, Departamento de Estatística e Departamento de Ciência da Computação (antigo Departamento de Processamento de Dados).

O DCC foi uma das primeiras instituições de ensino a oferecer um curso de graduação na área de Computação no país, o "Bacharelado em Processamento de Dados", criado em 1969.

Em cursos de graduação, o DCC atende, em média, a uma demanda de 1.500 vagas em disciplinas de graduação por semestre, distribuídas em cerca de 45 turmas, sendo a maior parte delas oferecida para os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação e Engenharia da Computação. Além disso, oferece disciplinas obrigatórias para quase todos os cursos da Área I (por exemplo, Cálculo Numérico), disciplinas optativas para quase todos os cursos das Áreas II, III, IV e V, e disciplinas para os Bacharelados Interdisciplinares (BIs).

Pós-graduação

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) é responsável por dois cursos de pós-graduação: o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computaçāo (PGCOMP) e o Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da UFBA. As atividades de pesquisa estão, em geral, vinculadas a laboratórios e grupos de pesquisa, incluindo projetos nas áreas de Algoritmos Distribuídos, Banco de Dados, Engenharia de Software, Lógica e Teoria da Computação, Métodos Formais, Processamento de Imagens, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Sistemas Hipermídia, Tolerância a Falhas e Visão Computacional, dentre outras.

Finalmente, o DCC participa de atividades extensão por meio de projetos como o Onda Digital, da Especialização Avançada em Sistemas Distribuídos, da organização de eventos acadêmicos e da realização de cursos para a comunidade.

Nos últimos anos, o crescimento do DCC tem sido expressivo. Tal crescimento pode ser observado, tanto quantitativamente -- ampliação do número de cursos, professores, grupos de pesquisa e resultados associados -- como qualitativamente, com a criação de novos cursos de pós-graduação, contratação de doutores e consolidação de relevância acadêmica. Neste contexto, há vários projetos institucionais em andamento, envolvendo diversos docentes do DCC e parceiros, dentro e fora da UFBA, para prover recursos de infra-estrutura (em especial, espaço físico) que apóiem atividades de ensino, pesquisa e extensão.