Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação

Turno
Diurno
Tipo
Mestrado e Doutorado
Modalidade
Presencial
Periodicidade
Semestral
Carga Horária
306
Duração
Mestrado (24 meses) e Doutorado (48 meses)

Perfil do Egresso

O curso de Mestrado em Ciência da Computação tem como objetivo geral a formação de recursos humanos altamente qualificados para atuar na área de Tecnologia da Informação. Além disso, juntamente com o Doutorado em Ciência da Computação, visa formar pesquisadores com competência para gerar novos conhecimentos, conduzir projetos de investigação científica e exercer atividades de docência no Ensino Superior (graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu) na área de Ciência da Computação.

Linhas de Pesquisa

O PGCOMP - UFBA possui uma única área de concentração Ciência da Computação, com quatro linhas de pesquisa associadas: Computação Aplicada, Engenharia de Software, Sistemas Computacionais e Computação Teórica. Cada linha de pesquisa agrega várias sub-áreas e tópicos de pesquisa associados aos interesses de pesquisa do corpo docente do PGCOMP (vide lista abaixo).
 
O PGCOMP coordena vários projetos de pesquisa e desenvolvimento, nacionais e internacionais, financiados por agências de fomento e pelo setor produtivo.
 
Nesse contexto, o PGCOMP e seus cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciência da Computação dão suporte à formação de pesquisadores com competência para gerar novos conhecimentos, conduzir projetos de investigação científica e exercer atividades de docência no Ensino Superior (graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu) nas áreas de Ciência da Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
 

Cursos

O Mestrado (acadêmico) tem como objetivo a formação de recursos humanos qualificados para atuar na área da ciência da computação e TIC. Além disso, juntamente com o nosso Doutorado, visa formar pesquisadores com competência para gerar novos conhecimentos, conduzir projetos de investigação científica e exercer atividades de docência em computação e áreas afins.
 
O Doutorado tem como objetivo a formação de pesquisadores maduros, com inserção nacional e internacional, e competência para gerar novos conhecimentos, conduzir projetos de investigação científica e exercer atividades de docência em qualquer nível do ensino superior (graduação e pós-graduação, lato sensu e stricto sensu).

Mais informações

Mais detalhes sobre o PGCOMP podem ser encontradas na página do Programa: http://wiki.dcc.ufba.br/PGComp/